II Reunião do Comitê Consultivo da BVS Hanseníase Brasil

Cuiabá, MS – outubro de 2009

Introdução

A Segunda Reunião do Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual em Hanseníase Brasil foi realizada no dia 18 de outubro de 2009, em Cuiabá, MS, como atividade paralela ao 12º Congresso Brasileiro de Hanseníase.

Participantes

1. Cláudia Guzzo – BIREME
2. Marcos Virmmond – ILSL
3. Egon Daxbacher – SBH
4. Laurinda Maciel – FIOCRUZ/COC
5. Maria Aparecida de Faria Grossi – CNPCH/SVS/MS
6. Duane Charles Hinders – ILEP
7. Priscila Leiko Fuzikawa – ILEP

Desenvolvimento

A II Reunião do CC da BVS Hanseníase teve a abertura pelo Dr. Marcos Virmond informando que uma série de atividades foram desenvolvidas durante o período de um ano de transcorridos desde a ultima reunião. Passou a palavra para Cláudia Guzzo, solicitando que fosse apresentado conceito da BVS, uma vez que haviam novos participantes na reunião.

Cláudia Guzzo também apresentou um resumo das atividades  no ano de 2009 e as atualizações realizadas na BVS Hanseníase, os novos materiais digitalizados, as estatísticas de acesso ao portal e as iniciativas de marketing e divulgação realizadas.

Os participantes elogiaram o trabalho realizado e fizeram uma serie de contribuições, colocando-se a disposição para colaborar no processo. Demonstraram particular interesse na publicação dos vídeos com temas de história da hanseníase e depoimentos de personalidades da área na BVS.

Dra. Maria Aparecida Grossi disse estar impressionada com o volume de trabalho realizado no período, e informou que também dispõe de vídeos em formato digital que podem ser publicados na BVS

O representante da SBH – Dr. Egon Daxbacher, sugeriu o desenvolvimento das seguintes linhas de ações:
* publicação de um banco de materiais educativos em hanseníase, que vem sendo desenvolvido pela FIOCRUZ;
* publicação das portarias e legislação do MS (talvez seja necessária a digitalização);
* publicação de video-aulas sobre hanseníase que vem sendo gerados pelo programa de telessaude do rio de janeiro e já estão disponíveis online.

A Dra. Laurinda Maciel, da COC, informou ter trazido uma lista dos vídeos para publicação e um DVD contendo o primeiro vídeo, o qual já foi entregue, para publicação.

Dra. Grossi informou que possui uma relação de legislações antigas que podem ser usadas como ponto de partida para o trabalho de resgate da legislação em hanseníase a ser disponibilizada na BVS.

Quanto a continuidade das ações de digitalização, Dr. Marcos sugere que para 2010 se priorize a digitalização do International Journal of Leposy, título de propriedada da International Leprosy Association e de inegável importância no mundo científico da hanseníase, que foi apoiado por todos. São consideradas também a continuidade da digitalização de livros e teses e o Boletim de Dermatologia Sanitária. Dr. Marcos reforça a importância na continuidade da disponibilização das teses em texto completo, que devem ser um trabalho constante com participação e apoio de todas as instituições.

Dr. Marcos informa que o MORHAN autorizou a publicação das noticias desta organização na BVS Hanseníase.

Cláudia Guzzo, da BIREME, confirmou a realização de reuniões técnicas sobre os temas específicos de vídeos e legislação com as instituições, envolvendo as áreas técnicas. O representante da ILEP, Duane Hinders informa que esta instituição possui uma iniciativa de desenvolver portais nacionais sobre hanseníase como estratégia da ILEP, através da INFOLEP, e que a perspectiva era iniciar com o Brasil, todavia, como vê que a iniciativa esta tão avançada aqui, irá repensar. Cláudia Guzzo sugere que seja adotado o Modelo da BVS para construir estes portais de informação cientifica e técnica, mostrando como isso iria ampliar a BVS hanseníase para um caráter regional.

Não havendo mais contribuições, Dr. Marcos agradeceu a presença de todos e  foi encerrada a reunião.